“A MODA É O MOMENTO PRESENTE”

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Rei Kawakubo, estilista da tão conceitual Comme des Garçons (pelo menos para nós, reles mortais – ela mesmo não acha isso!), em entrevista bombástica e totalmente sensata à WSJ Magazine, afirma que seu trabalho como designer de moda nunca foi como o de uma artista, por estar tão ligado ao mundo dos negócios. Ser estilista e businesswoman para ela sempre foi, nesses 41 anos de mercado, a mesma coisa. Toma!

Alguns momentos desse bate-papo deixam claro que a estilista está meio de saco-cheio dessa história da moda contemporânea ser tão baseada no rápido e barato, nesse desejo sem-fim fashionista de querer sempre mais e mais. E qualidade que é bom mesmo, neca. “As pessoas se sentem felizes em estar iguais as outras” – ela afirma. Sa-be-tu-do.

Para Rei, todos os modelos de negócio são, contudo, necessários, para atender às diversas necessidades do mercado. O problema mesmo é nivelar por baixo, segundo a estilista. Sobre sua parceria com a H&M, disse ainda ter sido uma experiência bacana, mas que nunca mais faria tal colaboração.

“Talvez as pessoas acreditem que minha moda seja conceitual pois não parto de um background histórico ou geográfico – minha criação vem da abstração”, diz. E afirma que seu processo criativo também parte da busca e da vontade de se fazer o que nunca foi criado antes. “A criação me excita”e o que cansa a estilista, segundo a entrevista, é todo esse bling-bling do mundo fashion.

E termina opinando: “o objetivo da moda é vestir, ela nasce para conceber esse tipo de interação. Sem isso ela não teria nem mesmo o significado de arte. E só é moda porque as pessoas a querem agora. A moda é o momento presente.”

Reflete aí.

Para ler na íntegra acesse (em inglês): http://online.wsj.com/article/SB10001424053111903918104576500263503794504.html

E para ver a última passarela da Comme des Garçons: http://www.style.com/fashionshows/detail/F2011RTW-CMMEGRNS


 

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