DIOR COUTURE SHOW – FAZENDO A CAMA PARA RAF SIMONS OU…

Fragmentos diorísticos na tela do meu lap. Coleção completa em: dior.com

Estive pensando a respeito de transições, assim que assisti ao desfile da Couture de Dior para a primavera 2012.

Depois de longa novela, com especulações sobre quem seria o próximo estilista da maison, quem apresenta a nova coleção é mais uma vez Bill Gayten, há 16 anos na marca e aprendiz de John Galliano, por assim dizer (apesar de mais tempo de label do que o próprio genial dandy antissemita).

Mais fragmentos - Coleção completa em dior.com

O que se nota, agora e com força, é que Gaytten abdicou de tentar ser um mero substituto do estilo de Galliano – como parece ter feito na última coleção – e tratou de delinear o seu próprio riscado. E bingo – peças usáveis, menos teatrais – John Galliano não estava mais ali nessa estação, assim como não esteve na última. Mas dessa vez, in a so real positive way.

Seguramente vamos ter vários exemplares de Gaytten no red carpet esse ano. Sua coleção equilibrada trouxe curtos, longos e transparenzzas infinitas, com bordados delicados permeando todo o desfile. De cinturas marcadas, a ânima ali era, realmente, Dior – o Christian original.

Fica a pergunta (a minha, ao menos): essa “limpada” no visual da couture é uma tentativa, ainda que subjetiva, de se abrir espaço para Raf Simons, numa transição suave em direção ao estilo tão minimal do estilista da Jil Sander? – quem assistir ao fashion show (tem na dior.com e style.com) vai perceber a leveza e modernidade do desfile traduzidas, também, pela trilha sonora “This Is What Makes Us Girls” de Lana Del Rey:

Ou, quem sabe, a intenção da marca é realmente continuar com Bill Gaytten por hora, permitindo que ele leve a coisa assim, bem ao seu modo. É que, depois dessa, parece estar bem aprovado, certo?

Arte das imagens por Raquel Gaudard.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s