LOOK DO DIA: ADELE BLOCH-BAUER

Retrato de Adele Bloch-Bauer – Gustav Klimt. Óleo e ouro sobre tela, 1907.

Obra realizada em Viena, na fase dourada de Gustav Klimt.

Aldele Bloch-Bauer é a modelo do retrato, vendido por 135 milhões de dólares ao galerista novaiorquino Ronald Lauder, em 2006. Na época, atingiu o posto de segundo quadro mais valioso do mundo.

Ferdinand Bloch-Bauer, marido de Adele, era mecenas de Klimt e grande apoiador das artes, de forma geral. O desejo de Ferdinand, ao encomendar o quadro, era que a esposa fosse retratada como uma imperatriz.

A beleza da estampa da vestimenta resulta da preferência de Gustav por motivos egípcios, mosaicos bizantinos e patterns japonesas. A luminescência da pintura, por sua vez, é garantida pelo ouro utilizado na sua composição: é interessante observar que, mesmo numa imagem reproduzida (como essa, na tela do seu computador), o brilho dourado permaneça, ainda, tão vívido.

O cabelo e o modelo do vestido de Adele são bem característicos do movimento art nouveau, (final do século XIX e princípio do século XX), cujos arabescos e formas orgânicas influenciaram da arquitetura às artes plásticas e, consequentemente, a moda.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s