HAUTE COUTURE – IRIS VAN HERPEN OUT/INV 2013

Holismo Híbrido (Hybrid Holism) é o nome da coleção outono-inverno 2012-13 da estilista holandesa Iris Van Herpen, cujo DNA é avant-gardiste e suas inspirações sempre recorrem aos universos da ciência e da tecnologia.

Iris é, desde 2011, membro da Chambre Syndical de la Haute Couture, tendo startado sua carreira em 2006, como estagiária de Alexander McQueen. Para quem ainda não conhece suas criações, a primeira impressão que se tem é, de fato, a existência de uma forte influência da “escola McQueen” em suas peças.

Para essa temporada, a referência vem de um projeto assinado pelo arquiteto Philip Beesley, batizado “Hylozoic Ground”. As esculturas e ambientes de Beesley sugerem uma cidade do futuro que poderia operar como um ser vivo. Assim, Hylozoic Ground vem oferecer a visão de uma nova geração da arquitetura,  conhecida como “Responsiva”.

Iris Van Herpen enxerga essa possibilidade de “tecnologias vivas” num futuro onde o design, a arquitetura e até a moda serão radicalmente modificados: não  mais, apenas, produzidos em larga escala e descartados, mas criações que são parcialmente vivas e capazes de adaptações e constantes melhorias. 

Holismo Híbrido é composta por materiais como folhas espelhadas de cobre, tiras com revestimento metálico,  rendas de silicone, polímeros UV, cristais Swarovski, folhas de acrílico transparente e couro ecológico. 

A técnica de impressão 3D utilizada por Iris constrói a peça camada por camada da base ao topo, num recipiente de polímero que endurece quando é atingida por um feixe de raio laser. A cartela de cores da coleção passeia entre o preto, vermelho e azul escuros, beringela metálico e âmbar transparente. 

Sem dúvida, a moda contemporânea não é feita mais só com agulha, linha, tesoura e tecidos convencionais. No entanto, é importante, também, resgatarmos uma série de sólidas técnicas de modelagem, corte e costura – e não duvide que Iris Van Herpen o fez, na sua graduação, ou mesmo Alexander McQueen. Ele, formado pela tradicional Central Saint Martins foi discípulo de alfaiates da centenária Savile Row.

A reunião dos skills tradicionais da moda com pesquisas em tecnologia é o que possibilita resultados tão impressionantes como os vistos nas coleções de Iris. Tecnologia, design, ciência e craftsmanship.

A coleção HYBRID-HOLISM foi produzida em colaboração com a arquiteta Julia Koerner na impressão dos vestidos em 3d; com haven tanudiredja para as clutches; com a united nude para os calçados e com irene bussemaker para a máscara. A coleção é realizada em parceria com a materialise e swarovski.

Anúncios

2 thoughts on “HAUTE COUTURE – IRIS VAN HERPEN OUT/INV 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s