WEARABLE TECH ALL OVER

Joey11

 Hey, it’s PORS-CHA! ©Friends – Entendedores entenderão.

Há uns dez dias li um artigo muito interessante de Chris Matyszczyk, no portal C|Net (com data de 4/7/14) e, como de praxe, levei algum tempo para maturar o assunto e trazer uma pensata para o blog.

Se o leitor  imagina que vai escapar das wearable technologies nesse milênio está enganado. Aliás, a gente nunca escapou de verdade delas desde que, bem, Santos Dumont inventou o primeiro relógio de pulso.

Voltando ao nosso século XXI, antes terreno dos geek addicteds, as tecnologias vestíveis estão passando a itens fashionistas com a velocidade que a fluidez do nosso tempo presente, com cara de futuro, está nos conferindo.

Pelo menos é o que pretendem as grandes marcas. Google Glass assinado por Diane Von Furstenberg ou as pulseiras FitBit com o olhar de Tory Burch, só para começo de conversa, agora mesmo em 2014. Mas minha ideia para esse post é mais ou menos outra.

Depois do fiasco de vendas da Nike FuelBand, a label resolveu suspender a fabricação do produto e partir para uma nova empreitada. Tudo indica (boataria nada confirmada, por enquanto) que a Apple vai lançar o seu iWatch até o ano que vem e, assim como aconteceu com o iPhone, as pulseiras inteligentes ou relógios similares que já estão disponíveis no mercado serão apenas… pulseiras e relógios inteligentes disponíveis no mercado.

O pensamento que envolve um produto com o selo Apple cava sempre mais fundo em qualquer concept, tornando-se item de desejo tão rápido quanto a nova-bolsa-grifada-que-a-celeb-usou-na-semana-passada. E o resto vira um paliativo até podermos adquirir o tal produto fruto do legado de Jobs.

A grande questão é: como garantir o fator fashion ou cool (além das celebs e estilistões) em se usar vários produtos de uma mesma marca, num mesmo look, numa cultura em que não é admitido vestir-se dos pés à cabeça com apenas uma logo? Porque até então a Apple não havia pensado em vestir as pessoas… não? Coisa incrível que encontrei na Hint Magazine:

Em 1986, tem para homem, para mulher e as crianças – só faltou o iPad, iPod, iPhone e o iWatch – A Apple vomitou em você? – Imagens via @hintmag

Partindo do raciocínio de que é considerado cafona parecer adicto de uma casa – pois saber assemblar um look é, assim,  uma “arte” e a maioria dos “iniciados” sabe que inspira exatamente falta de estilo vestir um estilo pronto, completo, tirado de um catálogo ou vitrine de uma só etiqueta. Não à toa, conglomerados conglomeram marcas desde 1987 – será que a LVMH viu esse desastre da Apple, acima? -, mesclando iniciativas que carregam um mesmo DNA, por assim dizer. No caso da Louis-Vuitton Möet Henessy é o luxo e sua essência, a “L’art De Vivre”.

E no caso da Apple, a tecnologia stylish. Quantas maçãs uma pessoa suportará vestir, além dos clássicos gadgets que já carregamos? Sabendo disso, a marca adquiriu recentemente a Beats (dos headphones-desejo carregados pelo spornosexual do momento, Neymar) e contratou nomes de outros universos – Paul Deneve, da Yves Saint Laurent, Angela Ahrendts, da Burberry e Patrick Pruniaux da Tag Heuer, talvez pensando num possível desenvolvimento de novas etiquetas para o seu ecossitema.

Segundo Chris Matyszczyk, tal contratação poderia indicar, ainda, que as marcas com foco na tecnologia realmente precisassem de uma contribuição de um branding digno das “modas”, para entenderem o valor do “espírito” e de uma experiência especial, nunca vivida.

Me parece que Steve Jobs entendia desse riscado, estou errada? Sobre as wearable tech, que estarão por toda parte, resta esperar para conferir se a nossa pulseira ou relógio smarstylish terão ou não uma maçã, sendo necessariamente, uma criação sob o guarda-chuvas de futuras marcas da Apple.

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