A EXPLORAÇÃO ASTROBIOLÓGICA DA MODA DE NERI OXMAN

Neri_Oxman_at_C2MTL

A jovem israelense Neri Oxman é designer e arquiteta. E faz moda também. Com extenso currículo e estudos que envolvem práticas digitais e interseções entre os campos científicos da biologia, engenharia e computação à sua área de formação, seu trabalho promove a aplicação acurada do pensamento e processo generativos.

Como a digital fabrication é uma das áreas de pesquisa, Neri Oxman e seu time no Mediated Matter derivam trabalhos que são verdadeiras tecnologias vestíveis, como a recente coleção “Viajantes, uma exploração astrobiológica. As peças, totalmente impressas em 3D, foram projetadas para os “peregrinos” desses novos mundos, com paisagens hostis e ambientes mortais, segundo descreve. Tais peças seriam a única forma dos viajantes visitarem esses novos destinos interplanetários, onde cada design é um código que dá origem a organismos que se multiplicam para criar tais vestimentas, com carapaça impressa em 3D.

Essa “exploração” se daria no próprio sistema solar, onde, com exceção da Terra, nenhuma forma de vida é possível em outros planetas. As vestimentas são desenvolvidas, portanto, para interagir com cada ambiente específico, baseando-se nos clássicos elementos vitais conhecidos pelos antigos – terra, água, ar e fogo – gerando quantidades suficientes de nutrientes para garantir a vida.

Os árabes medievais são conhecidos por seu fascínio pela astronomia. Motivados pela compreensão da criação divina, estudaram as constelações também com o objetivo de se guiarem nas suas viagens. Por isso, em homenagem às suas contribuições seminais para a astronomia, Neri Oximan e o Madiated Matter batizaram as peças com nomes árabes para cada destino dos viajantes: Mushtari (vestimenta para Júpiter), Zuhal (vestimenta para Saturno), Otaared (vestimenta para Mercúrio) e Qamar (vestimenta para a lua).

NeriOxman___Wanderers___Otaared1_620_413_c1

Otaared 

Mushtari

NeriOxman___Wanderers___Qamar1_620_413_c1

Qamar

NeriOxman___Wanderers___Zuhal3_620_413_c1

Zuhal

Impressão 3D: Stratasys
Em colaboração com: Christoph Bader and Dominik Kolb
Fotos: Yoram Reshef

Sobre as técnicas e tecnologias

O projeto de pesquisa dessa coleção resume-se na aplicação de multi-materiais passíveis de serem impressos em 3D e seu cruzamento com a biologia sintética. Obviamente, a descrição das características das peças é uma alegoria, mas o mais importante é a consciência dos criadores em torno da possibilidade de utilizar os estudos híbridos entre a moda e a tecnologia de diversos campos para esse fim. Impresso pelo bureau de impressão Stratasys – uma espécie de Shapeways – entusiastas (e patrocinadores) de projetos que utilizam a impressão em 3D como forma de mudar o mundo.

***

Neri Oxman é, atualmente, professora na Sony Corporation Career Development e professora associada em Artes e Ciências de Mídia no MIT Media Lab, onde fundou e dirige o Mediated Matter, grupo de pesquisa em design que estuda e conduz projetos nas suas áreas de atuação. O objetivo do Mediated Matter é ampliar a relação entre ambientes naturais e aqueles construídos pelo homem, empregando os princípios do design inspirados ou engendrados pela natureza, implementando-os na invenção de uma nova tecnologia digital.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s