O ANO DAS WEARABLES

2015 for anunciado como o ano das wearables e o Consumer Eletronics Show inaugurou a temporada dos aficionados por tecnologia assinando embaixo da premissa. Sim, o CES é um evento anual voltado para bens de consumo eletrônicos (o próprio nome já anuncia) – mas ali está envolvido muito suor de profissionais da área tecnológica e suas intercessões, em pensamentos complexos, não se engane. Não é apenas uma grande Casas Bahia high tech.

Há 40 anos, o primeiro computador pessoal era lançado (Altair 8080) e, desde então, foi pensado por filósofos como Paul Virilio como uma “prótese”, algo que funcionaria como uma extensão do nosso corpo. E, em se tratando de tecnologias vestíveis, eu diria que tal conceito é bem mais que justo.

Do 8080 ao minúsculo Curie, anunciado nessa edição do CES 2015, novo microprocessador da Intel capaz de tornar mais possíveis as tecnologias vestíveis (como o Lilypad Arduino), o evento ainda abriu espaço para mesas redondas e keynotes.

O Spider Dress de Anouk Wipprecht ganhou upgrade desde que foi criado, agora, com incentivo das pesquisas da Intel. ©reprodução.

Dentre muitas questões, falou-se sobre o salto quântico das pesquisas no campo da tecnologia de impressão 3D/4D e no interesse das marcas em investir nesse setor em 2014, o que culminou numa edição 2015 do evento recheada de novidades em óculos, relógios, pulseiras, colares, meias, vestidos e outras tantas tecnologias vestíveis. Algumas me parecem complexos figurinos sci-fi, algo que estaremos vestindo cotidianamente num futuro próximo. Outras, no entanto, gadgests inúteis.

Assista, então, ao keynote com Brian Krzanich, CEO da Intel, que falou sobre uma “nova onda tecnológica”, envolvendo inteligência artificial em tudo (internet das coisas), a revolução vestível (referindo-se às wearable techs) e a liberação do computador de fios e teclados, utilizando sensores de movimento e sistemas sem fios.

 

Ou à mesa redonda com nomes envolvidos com o universo da moda como Steven Kolb, CEO do Council of Fashion Designers (CFDA), Greg MacKelvey, chefe de Estratégias e Marketing do grupo Fossil e Colin Baden (Oakley), discutindo com a turma da tecnologia a tal revolução das tecnologias vestíveis.

2015-01-17 07.04.21 pmPara assistir a esse video você deverá clicar na imagem, que irá direcioná-l@ para a página da Intel, onde está hospedado, sem possibilidade de share (ai,ai…). Procure por “Wearable Revolution”.

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