LILYPAD ARDUINO PARA ESTILISTAS

Em tópicos, o que é, para que serve, como funciona e alguns bons exemplos da aplicação desse pequenino circuito conhecido como Lilypad Arduino, que veio ao mundo antes mesmo do Intel Curie, lançado em janeiro no Consumer Eletronics Show (CES) 2015, em Las Vegas.

Componente indispensável dos atuais e futuros e-textiles (tecidos eletrônicos), se você é criador da moda, vale a pena estudar mais sobre o Lilypad Arduino. E pensar em como inovar a sua próxima coleção, usando o dispositivo.

O que é

O LilyPad Arduino é uma placa micro-controladora, desenvolvida especialmente para wearables e e-textiles. Ele pode ser costurado ao tecido tradicional ou a fontes de alimentação, sensores e fios condutores. Vem, na verdade, em forma de kit, e foi pensado para ser uma ferramenta para que as pessoas desenvolvam suas próprias tecnologias.

IMG_2152-001-803x1024

Quem inventou

Criado por Leah Buechley, o Lilypad Arduino teve sua versão comercial executada em associação ao SparkFun Electronics. Leah é uma engenheira, designer, artista e educadora que gosta de explorar as interseções e justaposições de tecnologias e materiais, além das tradições artesanais femininas e masculinas. Foi professora no MIT Media Lab e seu trabalho é exibido internacionalmente em eventos e instituições como o Victoria and Albert Museum de Londres, Ars Electronica Festival e Exploratorium.

leah

@leahbuechley ©Reprodução

Para que serve

O Lilypad Arduino serve, basicamente, para criar roupas e acessórios interativos. A placa percebe informações sobre o ambiente utilizando inputs como luzes e sensores de temperatura, além de atuar com outputs como LEDs, motores vibradores e auto-falantes.

Como adquirir

No Brasil, numa pesquisa rápida, encontrei o Lily Pad Arduino sendo comercializado pela Multilógica Shop. Você pode adquirir seus módulos por ali e, então, baixar o software para programá-lo, gratuitamente, pelo http://arduino.cc/en/Main/Software.

Mãozinha

A própria criadora do Lilypad escreveu o livro Sew Eletric (ainda sem título em português) para iniciantes no seu universo, com várias ilustrações, bastante didático. O site indica, ainda, tutoriais sobre como costurar sistemas eletrônicos, aqui. Para construir projetos mais ousados e complexos, vale a pena dar uma olhada nos tutoriais de programação, aqui.

Alguns projetos

Climate Dress (2009)

co2dress1-940x360

FORSIDE2-580x482

Referência da utilização da tecnologia Lilypad Arduino na moda, O Climate Dress (assinado pelo estúdio Diffus) é executado com bordados condutivos, utilizando centenas de mini LEDs que reagem à presença de CO2 no ambiente.  http://issuu.com/duettoprodutora/docs/duettofashion/56

E-Traces (2014)

e-traces-lesia-trubat-02-1_800

Baseado na captura dos movimentos da dança e na sua transformação em traços visuais. A tecnologia do Lilypad Arduino grava a pressão e os movimentos realizados pelos pés da bailarina. Um aplicativo associado permite visualizar esse registro graficamente. Mais sobre o E-Traces: http://cargocollective.com/lesiatrubat/E-TRACES-memories-of-dance 

Signal Bike Jacket

FRCII3VFHY0I8RW.LARGE

Desenvolvido por Leah Buechley, o projeto resume-se na função de sinalizar seus movimentos em cima da bicicleta para os motoristas que vêm atrás de você. Tutorial de montagem aqui.
Anúncios

One thought on “LILYPAD ARDUINO PARA ESTILISTAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s