IMPACTOS CULTURAIS E PSICOLÓGICOS DA TECNOLOGIA SOBRE O CORPO

EyeBeam, centro non-profit de arte e tecnologia baseado em Nova York, em associação com a Parsons The New School For Design, apresentou um painel sobre os impactos culturais e psicológicos que as wearables podem exercer sobre o corpo humano.

O evento, que teve lugar em 27 de outubro de 2014,  reuniu pesquisadores em psicologia clínica, moda tecnológica e uma historiadora da arte contemporânea para pensar as consequências da vida experimentada sob os layers das vestimentas tecnológicas.

Lembrando que existe vida além do consumo, envolvendo as novas possibilidades oferecidas pela moda. Além disso, lança um olhar relevante sobre os estudos interdisciplinares, que me parece oferecer um campo de atuação muito rico para quem se dedica a ele.

Muitas universidades já propõem bacharelados baseados na interdisciplinaridade de assuntos irmãos, como artes/design/moda. No entanto, essa última área tem sido muito “bem relacionada” com as ciências exatas e biológicas, também. Basta observar as iniciativas de coletivos como o Studio XO ou os experimentos de Amy Congdon, dos quais falei por aqui.

[youtube https://www.youtube.com/playlist?list=PLBez-U3NPcCtu1VpOuKpq42OWnd3oFyC8]

Uma das facilitadoras é Sabine Seymour, autora de Fashionable Techonology, uma das pioneiras no estudo das tecnologias vestíveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s