ALÉM DA AGULHA E DA LINHA

MTMxNzcyNTE3MjE5MjIzNTYy MTMxNzcyNTE3MjE5MTU4MDI2 MTMxNzcyNTE3MjE5MDkyNDkw MTMxNzcyNTE2OTUwNjgyMjQz MTMxNzcyNTE2OTUwNjE2NzA3

ph ©Danit Peleg

Uma coleção de moda totalmente produzida numa impressora 3D. E em casa. Danit Peleg, israelense de Tel-Aviv, graduou-se pelo Shankar College of Design e seu TCC foi baseado na interseção e nas possibilidades entre a moda e as novas tecnologias.

Para tanto, o foco de sua pesquisa e trabalho concentrou-se no corte a laser e na impressão em 3D, apesar de não contar com tais disciplinas no seu curso. A única coisa que tinha, a princípio, era curiosidade. E disposição para correr atrás de pessoas que pudessem ajudá-la a promover essa interdisciplinaridade.

Assim, conseguiu um laboratório em sua cidade para experimentar e aprender mais sobre o processo. Além de se dedicar a muitas horas de pesquisa online sobre o assunto.

Um dos desafios de Danit era encontrar um material flexível para imprimir as peças, garantindo um melhor “caimento”. Ela descobriu, então, o FilaFlex, um tipo de filamento mais macio e maleável, possível de ser utilizado pela impressora em questão.

A estilista começou criando os moldes no Optitex, um software de modelagem de moda, e então exportava para o Blender, um programa de design gráfico 3D, gratuito. Ela imprimiu, então, “folhas” de seu tecido especial, que foi justaposto de forma a criar as peças finais. No total foram cinco peças apresentadas.

As impressoras tinham de estar 24/7 (!) ativadas para conseguir atender ao deadline da entrega do projeto: “Levei mais de duas mil horas para imprimir tudo, sem contar os primeiros testes e tentativas. Foi uma média de 400 horas de impressão por peça”, conta Danit ao site Fashionista.

Agora, a estilista quer ajudar outros profissionais da moda a introduzir a impressão em 3D nos seus processos criativos. Sobre as peças produzidas para o TCC, ela está mais interessada em vender os arquivos – ou, eventualmente, compartilhá-los – do que comercializar as peças em si.

Futuro da moda. É isso aí.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3s94mIhCyt4]

Créditos do vídeo:
Producer and Director: Tsafrir Or Giraffa-pop
Script: Tsafrir Or, Dan Peguine
DP: Omer Lotan
Editor: Tsafrir Or, Amit Schwacht
Color & Design: Arik Weiss
Sound Mix: Marty Shtrubel
Stills Photographer: Daria Ratiner
Model: May Zonshain
Make-up: Lina Katzap

 

Anúncios

One thought on “ALÉM DA AGULHA E DA LINHA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s