PROJETO JACQUARD: GOOGLE E LEVI’S LANÇAM WEARABLE TECH JEANS

Agora é sério: parceria entre Google e Levi’s numa wearable tech jeans , dentro do Projeto Jacquard, já tem data de lançamento.

2017 é o deadline para a jaqueta inteligente, batizada de Levi’s® Commuter™ Trucker Jacket, aterrissar no mercado. Desenhada para ciclistas urbanos, a peça possui a tal tecnologia Jacquard Google, integrada.

Mas o que é o Projeto Jacquard?

Se você ainda não ouviu falar do Projeto Jacquard do Google, vem cá se atualizar.

Trata-se de uma tecnologia que possibilita a integração de sistemas interativos de gestos e toques em qualquer tipo de tecido, usando teares industriais.

Objetos, roupas, móveis, enfim, qualquer tipo de superfície que tenha tecido pode agora ser transformada num dispositivo interativo. Massa, né? Lembra-se do LilyPad Arduino? A ideia do que é o Projeto Jacquard pode ser comparada a uma evolução daquele pensamento.

Como funciona

Para reduzir ao máximo a quantidade de “traquitanas” que uma wearable deveria ter de carregar para realizar suas sinapses eletrônicas inteligentes, os fios teriam de ser condutivos.

A estrutura do fio do Jacquard possui uma combinação de estruturas metálicas finíssimos com fibras naturais ou sintéticas, como algodão, poliéster ou seda, proporcionando tenacidade suficiente para que o fio possa ser tecido em qualquer tipo de tear industrial.

O resultado é um tecido esteticamente idêntico aos encontrados no mercado, with lasers, porém :)

A estrutura do Jacquard é o que faz com que uma peça comum torne-se uma wearable, nesse caso com tecnologia sensível a movimentos e toques. Com a parceria firmada com a Levi’s o feeling é esse, abaixo <3

Parada para a digressão, sim.

Lendo a respeito da nova mostra do Metropolitan Museum de NY, Manus Machina – Moda na era da tecnologia, tive várias surpresas interessantes, que vou contar no meu próximo artigo na Revista F. (previsão de lançamento para julho/agosto 2016).

Andrew Bolton, curador da mostra, decidiu não disponibilizar nenhuma wearable tech em Manus Machina pois, segundo a sua concepção, tratam-se, na maioria das vezes, de geringonças desprovidas de qualidade estética, da qual a moda está diretamente ligada.

Curiosamente, um vestido da coleção “Before Minus Now” (SS 2000), assinada por Hussein Chalayan, todo realizado em fibra de vidro e operado por controle remoto, revelando um leve tule em baixo da sua saia, encontra-se na mostra. Opa!

Não vou entrar em detalhes pois discuto o assunto melhor no artigo que vem por aí. A questão é que Google e Levis apresentaram para a mídia uma peça perfeita em termos estéticos e tecnológicos. Confira:

Mais detalhes

As áreas sensíveis e inteligentes podem ser localizadas na peça onde o estilista desejar.  Ainda, existe a possibilidade de criar grandes áreas interativas na superfície da peça, costurando um grid de sensores.

weaving-interactive-textiles-2

Tudo foi engenhosamente desenvolvido para que a tecnologia fosse o mais discreta possível. Os fios condutores são anexados a circuitos pequenos como um botão. Essas mini-inteligências – como o Chip Curie ou o Lilypad Arduino – entendem o toque ou gestos, através de algoritmos inteligentes.

embedding-electronics-2

As informações de toques ou gestos são capturados e transmitidos via wireless para smartphones ou outros dispositivos, controlando diversas funções, com conectar o usuário a serviços online, apps, ou funcionalidades do próprio telefone.

Com LEDs, haptics e outros tipos de outputs incorporados à peça oferecem sinais para o usuário – sim, agora seremos “usuários”também das nossas peças de roupa – integrando-o ao universo digital.

Ciborgues-fashion ou o quê? ;)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s